Saiba como realizar a troca do seu plano de saúde

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GREDEM

Saiba como realizar a troca do seu plano de saúde

O Gredem é parceiro da Unimed e da Notredame. Por meio do contrato com a Unimed-BH são oferecidos os planos Unimax e Unipart. Já pela Notredame são ofertadas os planos Ideal/Total e Ouro/Prata, no entanto estes não permitem novas adesões. Caso você associado queira fazer a troca de um deles, confira as regras abaixo. Já a tabela de valores de cada plano pode ser consulta aqui!

UNIMAX PARA UNIPART – DOWNGRADE

Para migrar do plano Unimax (sem coparticipação) para o plano Unipart (com coparticipação) é preciso fazer a solicitação pelo email atendimento@gredembh.com.br

Documentação: é necessário apenas preencher o formulário informando para qual plano deseja migrar. 

Prazos: A solicitação pode ser realizada em qualquer dia do mês. No mês seguinte é feito o processamento. A vigência do novo plano se iniciará no mês posterior. 

Ex: A mudança foi solicitada em janeiro. Em fevereiro, a troca será processada e a vigência se iniciará em março.

Carências: Se você já cumpriu todas as carências do plano de origem não terá carências a cumprir no plano de destino.

UNIPART PARA UNIMAX – UPGRADE

Para migrar do plano Unipart (com coparticipação) para o Unimax (sem coparticipação) é preciso fazer a solicitação pelo email atendimento@gredembh.com.br

Documentação: é necessário apenas preencher o formulário informando para qual plano deseja migrar. 

Prazos: A solicitação pode ser realizada em qualquer dia do mês. No mês seguinte é feito o processamento. A vigência do novo plano se iniciará no mês posterior. 

Ex: A mudança foi solicitada em janeiro. Em fevereiro, a troca será processada e a vigência se iniciará em março.

Carências: Em geral, se você já cumpriu todas as carências do plano de origem não terá carências a cumprir no plano de destino. No entanto, caso você também solicite o upgrade da acomodação (enfermaria para apartamento) será necessário cumprir 180 dias de carência. 

IDEAL/TOTAL PARA OURO/PRATA

Não é possível.

OURO/PRATA PARA IDEAL/TOTAL 

Não é possível.

TROCA DE PLANO ENTRE OPERADORAS

NOTRE DAME PARA UNIMED-BH 

Para trocar de operadora é preciso fazer a solicitação pelo email atendimento@gredembh.com.br e informar se deseja o plano Unipart ou Unimax. Se optar pelo Unimax, deverá informar se deseja a acomodação em enfermaria ou apartamento.

Documentação:

  • Comprovante de endereço: É importante que o documento tenha sido emitido nos últimos 60 dias. 
  • Comprovante de vínculo empregatício: De preferência, o contracheque do último mês ou emitido com no máximo 60 dias. 
  • Declaração de ciência de portabilidade: Você deverá preencher e assinar o documento (ver modelo).
  • Documento de identificação: RG e CPF.
  • Guia de compatibilidade ANS: Este documento você deverá obtê-lo no próprio site da ANS. Este relatório tem validade de 5 dias após a emissão.
  • Carta de aproveitamento de carências: O próprio Gredem emitirá essa carta para você, uma vez que, neste caso, ele administra o contrato de ambas. 
  • Comprovante de adimplência: O próprio Gredem emitirá esse comprovante.

OBS: Todos os documentos devem estar legíveis.

Prazos: A solicitação pode ser realizada em qualquer dia do mês. No mês seguinte é feito o processamento. A vigência do novo plano se iniciará no mês posterior. 

Ex: A mudança foi solicitada em janeiro. Em fevereiro, a troca será processada e a vigência se iniciará em março.

Carências: Após envio da documentação completa para operadora de destino, ela irá analisar e informar quais carências serão dispensadas e quais deverão ser cumpridas. Assim que receber o parecer, o Gredem te informará. 

UNIMED-BH PARA NOTRE DAME

Não é possível.

DE OUTRA OPERADORA PARA A UNIMED-BH

Para trocar de operadora é preciso fazer a solicitação pelo email atendimento@gredembh.com.br e informar se deseja o plano Unipart ou Unimax. Se optar pelo Unimax, deverá informar se deseja a acomodação em enfermaria ou apartamento.

Documentação:

  • Carta de aproveitamento de carências: Você deverá entrar em contato com sua operadora e solicitar o documento.
  • Comprovante de adimplência: Você deverá entrar em contato com sua operadora e solicitar o documento.
  • Comprovante de endereço: É importante que o documento tenha sido emitido nos últimos 60 dias. 
  • Comprovante de vínculo empregatício: De preferência, o contracheque do último mês ou emitido com no máximo 60 dias. 
  • Declaração de ciência de portabilidade: Você deverá preencher e assinar o documento (ver modelo).
  • Documento de identificação: RG e CPF.
  • Guia de compatibilidade ANS: Este documento você deverá obtê-lo no próprio site da ANS. Este relatório tem validade de 5 dias após a emissão.

OBS: Todos os documentos devem estar legíveis. 

Prazos: A solicitação pode ser realizada em qualquer dia do mês. No mês seguinte é feito o processamento. A vigência do novo plano se iniciará no mês posterior. 

Ex: A mudança foi solicitada em janeiro. Em fevereiro, a troca será processada e a vigência se iniciará em março.

Carências: Após envio da documentação completa para operadora de destino, ela irá analisar e informar quais carências serão dispensadas e quais deverão ser cumpridas. Assim que receber o parecer, o Gredem te informará. 

 

PORTABILIDADE DE CARÊNCIAS

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a portabilidade é a possibilidade de contratar um plano de saúde, da mesma operadora ou de uma operadora diferente, sem necessidade de cumprir novos períodos de carência ou de cobertura parcial temporária exigíveis e já cumpridos no plano de origem. No entanto, existem alguns requisitos para realizar o procedimento, como a necessidade do plano de origem está ativo, compatibilidade de valores e coberturas do plano de origem com o de destino, tempo de utilização do plano e etc. Para conhecer todas as regras, bem como o passo a passo para realizar a portabilidade, confira a cartilha elaborada pela ANS, disponível aqui. O material é bem didático e vai ajudá-los a entender todo o processo antes de fazer a solicitação!