DÚVIDAS FREQUENTES

Empregados da CBTU-BH, admitidos conforme Estatuto Social, sem distinção de etnia, religião, gênero, nacionalidade ou posição social.

Os interessados devem realizar sua solicitação por email ou presencialmente em um dos postos fixos do Gredem.

Documentos necessários:

  • Carteira de identidade e CPF ou Habilitação;
  • Comprovante de residência;
  • Último contracheque.

1% do salário base.

SITE: Os associados podem retirar o boleto, a partir do dia 23 de cada mês, através do site gredembh.com.br, no menu “Area Restrita”. É preciso digitar a matrícula e senha. Caso seja seu primeiro acesso, informe seu CPF (apenas os números) e, em seguida, você será direcionado a criar uma nova senha. Se não se lembrar do seu passe, escolha a opção “Recuperar senha”.  

Após realizar o login, clique na aba “2º via de boleto” e faça o download do documento desejado. O boleto vence no dia 05 do mês seguinte ao faturamento. É importante destacar que ele fica disponível até 65 dias após a data de vencimento e que não é gerado, neste arquivo, o extrato das cobranças. Caso o associado queira saber o detalhamento da fatura basta acessar o menu “Extratos” e clicar no mês almejado. 

SMS: O código de barras do boleto também é enviado por sms para o celular do associado, no último dia útil do mês. Se você não recebe e deseja ter esse serviço, faça a solicitação pelo whatsapp ou email do Gredem, informando o número do seu telefone e o desejo de ser incluído. 

WHATSAPP E EMAIL: Basta enviar uma mensagem para o email ou whatsapp do Grêmio solicitando a segunda via do boleto. 

POSTOS FIXOS: Se preferir, a solicitação de segunda via também pode ser realizada diretamente na Sede ou PSG. 

RESIDÊNCIA:O  banco envia o boleto para a residência de todos os associados. Caso não esteja recebendo, observe se você possui Débito Direto Autorizado (DDA).  Se sim, o documento não chegará em sua residência, mas estará disponível para pagamento em sua conta. Se não possuir DDA e mesmo assim não estiver recebendo o boleto, mande um email ou whatsapp para o Gredem, informando seu endereço completo para que seja feito a atualização de cadastro. 

 

O Gredem é parceiro da Unimed e da Notredame. Por meio do contrato com a Unimed-BH são oferecidos os planos Unimax e Unipart. Já pela Notredame são ofertadas os planos Ideal/Total e Ouro/Prata, no entanto estes não permitem novas adesões. Caso você associado queira fazer a troca de um deles, confira as regras abaixo. Já a tabela de valores de cada plano pode ser consulta aqui!

UNIMAX PARA UNIPART – DOWNGRADE

Para migrar do plano Unimax (sem coparticipação) para o plano Unipart (com coparticipação) é preciso fazer a solicitação pelo email atendimento@gredembh.com.br.

Documentação: é necessário apenas preencher o formulário informando para qual plano deseja migrar.

Prazos: A solicitação pode ser realizada em qualquer dia do mês. No mês seguinte é feito o processamento. A vigência do novo plano se iniciará no mês posterior.

Ex: A mudança foi solicitada em janeiro. Em fevereiro, a troca será processada e a vigência se iniciará em março.

Carências: Se você já cumpriu todas as carências do plano de origem não terá carências a cumprir no plano de destino.

UNIPART PARA UNIMAX – UPGRADE

Para migrar do plano Unipart (com coparticipação) para o Unimax (sem coparticipação) é preciso fazer a solicitação pelo email atendimento@gredembh.com.br.

Documentação: é necessário apenas preencher o formulário informando para qual plano deseja migrar.

Prazos: A solicitação pode ser realizada em qualquer dia do mês. No mês seguinte é feito o processamento. A vigência do novo plano se iniciará no mês posterior.

Ex: A mudança foi solicitada em janeiro. Em fevereiro, a troca será processada e a vigência se iniciará em março.

Carências: Em geral, se você já cumpriu todas as carências do plano de origem não terá carências a cumprir no plano de destino. No entanto, caso você também solicite o upgrade da acomodação (enfermaria para apartamento) será necessário cumprir 180 dias de carência.

IDEAL/TOTAL PARA OURO/PRATA

Não é possível.

OURO/PRATA PARA IDEAL/TOTAL

Não é possível.

TROCA DE PLANO ENTRE OPERADORAS

NOTRE DAME PARA UNIMED-BH

Para trocar de operadora é preciso fazer a solicitação pelo email atendimento@gredembh.com.br e informar se deseja o plano Unipart ou Unimax. Se optar pelo Unimax, deverá informar se deseja a acomodação em enfermaria ou apartamento.

Documentação:

Comprovante de endereço: É importante que o documento tenha sido emitido nos últimos 60 dias.
Comprovante de vínculo empregatício: De preferência, o contracheque do último mês ou emitido com no máximo 60 dias.
Declaração de ciência de portabilidade: Você deverá preencher e assinar o documento (ver modelo).
Documento de identificação: RG e CPF.
Guia de compatibilidade ANS: Este documento você deverá obtê-lo no próprio site da ANS. Este relatório tem validade de 5 dias após a emissão.
Carta de aproveitamento de carências: O próprio Gredem emitirá essa carta para você, uma vez que, neste caso, ele administra o contrato de ambas.
Comprovante de adimplência: O próprio Gredem emitirá esse comprovante.
OBS: Todos os documentos devem estar legíveis.

Prazos: A solicitação pode ser realizada em qualquer dia do mês. No mês seguinte é feito o processamento. A vigência do novo plano se iniciará no mês posterior.

Ex: A mudança foi solicitada em janeiro. Em fevereiro, a troca será processada e a vigência se iniciará em março.

Carências: Após envio da documentação completa para operadora de destino, ela irá analisar e informar quais carências serão dispensadas e quais deverão ser cumpridas. Assim que receber o parecer, o Gredem te informará.

UNIMED-BH PARA NOTRE DAME

Não é possível.

DE OUTRA OPERADORA PARA A UNIMED-BH

Para trocar de operadora é preciso fazer a solicitação pelo email atendimento@gredembh.com.br e informar se deseja o plano Unipart ou Unimax. Se optar pelo Unimax, deverá informar se deseja a acomodação em enfermaria ou apartamento.

Documentação:

Carta de aproveitamento de carências: Você deverá entrar em contato com sua operadora e solicitar o documento.
Comprovante de adimplência: Você deverá entrar em contato com sua operadora e solicitar o documento.
Comprovante de endereço: É importante que o documento tenha sido emitido nos últimos 60 dias.
Comprovante de vínculo empregatício: De preferência, o contracheque do último mês ou emitido com no máximo 60 dias.
Declaração de ciência de portabilidade: Você deverá preencher e assinar o documento (ver modelo).
Documento de identificação: RG e CPF.
Guia de compatibilidade ANS: Este documento você deverá obtê-lo no próprio site da ANS. Este relatório tem validade de 5 dias após a emissão.
OBS: Todos os documentos devem estar legíveis.

Prazos: A solicitação pode ser realizada em qualquer dia do mês. No mês seguinte é feito o processamento. A vigência do novo plano se iniciará no mês posterior.

Ex: A mudança foi solicitada em janeiro. Em fevereiro, a troca será processada e a vigência se iniciará em março.

Carências: Após envio da documentação completa para operadora de destino, ela irá analisar e informar quais carências serão dispensadas e quais deverão ser cumpridas. Assim que receber o parecer, o Gredem te informará.

PORTABILIDADE DE CARÊNCIAS

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a portabilidade é a possibilidade de contratar um plano de saúde, da mesma operadora ou de uma operadora diferente, sem necessidade de cumprir novos períodos de carência ou de cobertura parcial temporária exigíveis e já cumpridos no plano de origem. No entanto, existem alguns requisitos para realizar o procedimento, como a necessidade do plano de origem está ativo, compatibilidade de valores e coberturas do plano de origem com o de destino, tempo de utilização do plano e etc. Para conhecer todas as regras, bem como o passo a passo para realizar a portabilidade, confira a cartilha elaborada pela ANS, disponível aqui. O material é bem didático e vai ajudá-los a entender todo o processo antes de fazer a solicitação!